Projetos do ICEPi promovem saúde e incentivo à prática da atividade física de idosos do Estado

05/04/2024 18h33 - Atualizado em 09/04/2024 10h16

O primeiro final de semana de abril será todo dedicado à promoção da saúde e o incentivo à prática de atividades físicas. No sábado (06), comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física e no domingo (07), o Dia Mundial da Saúde. Nessas duas temáticas que muito estão ligadas, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio dos projetos desenvolvidos pelo do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), vem desenvolvendo em municípios capixabas ações para estimular a atividade física para os idosos.

A atividade física reduz o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes, câncer de mama e do cólon (intestino), infarto, ganho de peso, quedas e depressão. Além disso, ela traz uma sensação de bem-estar e ajuda a prolongar a vida saudável.

Quando se fala em idosos, as atividades físicas tornam-se ainda mais importantes, porque melhoram substancialmente a qualidade de vida. Nessa área, são muito bem-sucedidas as atuações dos profissionais da Educação Física inseridos nas Equipes Multiprofissionais Ampliadas (Emulti), que atuam pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do ICEPi

Os projetos das equipes Emuti são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em parceria com 39 municípios capixabas. A docente-assistencial Priscila Carminati explicou que a presença dos profissionais de Educação Física, compondo as equipes Emulti na Atenção Primária à Saúde nos municípios é primordial para promover a saúde, a autonomia e a socialização dos idosos, tão afetados pela pandemia da Covid-19.

“Os relatos das equipes com os grupos mostram que a atividade física regular aplicada nessa população ajuda a reduzir o enfraquecimento dos músculos e a perda de equilíbrio, proporcionando uma maior agilidade, flexibilidade e resistência muscular, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas, além de ajudar na socialização”, frisou Priscila Carminati.

Para o docente-assistencial Christian Acácio Spagnol, os projetos representam o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que considera a pessoa como um todo e atua para além do tratamento de doenças. “São ações para a promoção e prevenção de doenças e a reabilitação, uma vez que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde”, destacou.

Barra Ativa – Vida Ativa reúne mais de 100 participantes em Vila Velha

A profissional de Educação Física Rita Layse Ferreira Brito criou o projeto “Barra Ativa - Vida Ativa”, em parceria com a Unidade de Saúde de Estratégia da Família Barra do Jucu (USEF), em Vila Velha. A ideia surgiu a partir de uma conversa com a gerência da UBS, que observou a carência de ações de promoção de atividade física à terceira idade dentro do território para melhorar a qualidade de vida e a saúde dessa população.

Atualmente, são 107 idosos inscritos no projeto, no qual eles praticam atividades de mobilidade, fortalecimento, equilíbrio e consciência corporal. Os exercícios vão aumentando de intensidade gradativamente, dos leves aos mais complexos, sempre respeitando o nível dos alunos.

Terezinha Maria Cogo Lodi, de 72 anos, é frequentadora assídua do projeto na Barra do Jucu desde o seu início. “Estou cada dia mais convencida da importância dessa prática corporal, pois percebo o quanto melhorei minha mobilidade e disposição. Aprendemos a exercitar o corpo sem exagero, a respirar corretamente e fortalecer nossos pulmões. Tudo com muito respeito. Além disso, a convivência, os novos conhecimentos e relações com outras pessoas também me estimulam a participar”, disse.

De norte a sul unidos na prática da atividade física

No norte do Estado, no município de Barra de São Francisco, o projeto “Avivar”, uma parceria da prefeitura com o ICEPi, oferece, além da prática de atividades físicas, como hidroginástica, aeróbica e dança, excursões, festas e rodas de conversa voltadas para o público idoso. As atividades são desenvolvidas por profissionais de Educação Física, Medicina, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem.

Um dos responsáveis pelas aulas de hidroginástica, o educador físico André Lopes Costa contou que a rotina de exercícios vem trazendo inúmeros benefícios ao grupo. “Percebe-se uma melhora importante de problemas articulares, a diminuição dos remédios para dores e mais disposição para a realização de tarefas diárias, como subir e descer escadas, limpar casa, andar, agachar, entre outros”.

No sul, em Jerônimo Monteiro, tem o projeto “Reviva”, que ocorre em parceria com o município. Nele, atuam os educadores físicos do ICEPi João Pedro Constantino, Ruan Ramiro da Silva e Yuri Salucci. “Desde que começou, há cerca de dois anos, a iniciativa já envolveu 380 pessoas, mantendo uma média de 50 participantes por aula”, informou João Constantino. Em Alegre, o educador físico pelo ICEPi, Hiago Cunha, atua em unidades de saúde onde propõe ações que mesclam treinamentos funcionais, musculação e mobilidade. “Por semana, participam cerca de 50 pessoas, sendo, em sua maioria, pacientes com idade mais avançada, com diabetes, hipertensão e outras comorbidades”, ressaltou.

Por que você deve praticar atividade física?

- Promove o bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade de vida

- Previne e diminui a mortalidade por diversas doenças crônicas, tais como hipertensão, diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer (como mama, estômago e intestino);

- Ajuda a controlar o peso, melhorando não só a saúde, mas também a relação da pessoa com o próprio corpo;

- Diminui os sintomas da asma;

- Diminui o uso de medicamentos em geral;

- Diminui o estresse e sintomas de ansiedade e depressão;

- Melhora o sono;

- Promove prazer, relaxamento, divertimento e disposição;

- Ajuda a inclusão social e a criação de laços sociais, vínculos e solidariedade.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Rachel Martins

rachelmartins@saude.es.org.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra

felipebezerra@saude.es.gov.br