Consultório na Rua realiza encontro trimestral e comemora formação de novos profissionais

16/04/2024 11h14

O Palácio da Fonte Grande, em Vitória, recebeu na última quinta-feira (11) mais um Encontro Trimestral das Equipes de Consultório na Rua (eCR) do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi). O evento contou com a participação de trabalhadores e gestores de oito eCRs, distribuídas nos municípios de Aracruz, Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, São Mateus e, na cidade de Linhares.

Além delas, estiveram presentes profissionais das eCRs de Vitória, representantes do Núcleo de Atenção Primária (Neapri) da Secretaria da Saúde (Sesa) e das Secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância de se operacionalizar a política de saúde voltada à população em situação de rua e vê como fundamental a parceria entre Estado e municípios. “Essa estratégia precisa ser consolidada nos municípios, mas, para isso, há ainda a necessidade de que o Estado esteja de mãos dadas com os municípios, proporcionando o acesso aos serviços de saúde pública à população mais vulnerável. A intenção é que, com o passar do tempo, os municípios consigam caminhar sozinhos”, observou.

Durante o encontro, a coordenadora do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, Thaís Maranhão, ressaltou que o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do qual faz parte o Consultório na Rua, tem como objetivo promover educação permanente em saúde para profissionais da área que atuam em pautas essenciais, como o cuidado à população em situação de rua, no contexto da atenção primária. “O encontro é muito importante para a troca de experiências entre as equipes do Estado de modo a ampliar e qualificar o acesso e cuidado integral para essa população”, comentou a coordenadora.

Para João Ferreira, coordenador das Equipes de Consultório na Rua do Componente de Provimento, este encontro é muito importante para as discussões sobre temas transversais que envolvem o trabalho das eCR, como sífilis, tuberculose, planejamento familiar, pré-natal, população LGBTQIA+, entre outros. “Este momento é necessário para a gente demonstrar o que o nosso público passa e de que forma podemos desenvolver melhores práticas de cuidado. Efetivar essas práticas com a população em situação de rua é o objetivo principal do nosso encontro, de modo que a troca de experiências possa fortalecer essa política de saúde”, reforçou.

Na ocasião, também foi celebrada a conclusão do terceiro módulo do Aperfeiçoamento em APS com ênfase em Consultório na Rua, em que foram certificados 12 profissionais. No Aperfeiçoamento do Qualifica-APS, com duração de três anos, os profissionais aprendem com atividades práticas, teóricas e teóricas-práticas como garantir o acesso com equidade a essa população historicamente despercebida, além de debater temas como processos de trabalho, organizações de fluxo e gerenciamento do cuidado. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais; e técnicos de enfermagem e técnicos em saúde bucal.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi